A Ilha de Andrômeda é uma ilha fictícia do anime/mangá Os Cavaleiros do Zodiaco, de Masami Kurumada. É o lugar onde Shun treinou para se tornar o Cavaleiro de Bronze de Andrômeda.
Está localizada no Oceano Índico, próxima à Somália. As condições climáticas da ilha são um desafio à parte, visto que ocorrem altas temperaturas durante o dia e frio intenso durante a noite, típicos daquela região da África.
No mangá, a Ilha de Andrômeda guarda as armaduras de bronze de Andrômeda e de Camaleão. No anime, existem outras armaduras no local, porém os nomes de suas constelações não são revelados.
Para se conquistar a armadura de Andrômeda é necessário passar pelo "Sacrifício de Andrômeda", um desafio onde o candidato a Cavaleiro é acorrentado em rochedos à beira-mar, sendo obrigado a elevar seu cosmo para dominar as correntes da armadura que o prendem e se libertar antes que a maré suba e o afogue.
No anime, a ilha é destruída por Milo de Escorpião, que, auxiliado por Afrodite de Peixes, acaba por matar o mestre da ilha, Albiore, a mando do Grande Mestre.